Publicado em 22/10/2021

Por Sammylle Matheus

Existem inúmeros tipos de madeiras. E cada madeira conta com características próprias, que a tornam únicas e de beleza singular! Apesar disso, de modo geral, as tonalidades podem ser englobadas em 4 categorias de cores de madeira. E é preciso conhecê-las para compor decorações harmônicas, elegantes e aconchegantes.

Abaixo você vai conferir essas 4 tonalidades, descobrir como escolher o tom ideal para sua decoração e ideias incríveis que irão te inspirar!

De modo geral, existem 4 cores de madeira: clara, média, escura e avermelhada. Porém, vale lembrar que há variações de tonalidades dentro dessas categorias de cores, assim como em relação a um mesmo tipo de madeira. Nenhuma espécie de cedro será igual a outra, por exemplo. Isso acontece de acordo com o clima, irrigação, solo que cada árvore terá tido como origem, etc.

1 – CORES DE MADEIRA CLARA

As principais madeiras claras são eucalipto, itaúba, garapeira, cerejeira e pinus. Essa tonalidade é uma ótima escolha para quem gosta de uma decoração mais clean e até mesmo minimalista.

2 – COR DE MADEIRA MÉDIA

As cores de madeira média são as mais tradicionais e populares encontradas no mercado. São tonalidades mais fáceis de combinar, que podem compor ambientes de estilos mais clássicos até os mais modernos!

Os tipos de madeira mais conhecidos em tons médios são cedro e imbuia.

3 – CORES DE MADEIRA ESCURA

Os tons mais escuros de madeira são ótimos para proporcionar um visual estético mais sofisticado e elegante para o cômodo.

Entretanto, quem deseja apostar em elementos decorativos, móveis e até mesmo elementos como forros e assoalhos de madeira escura, precisa ter uma atenção especial para evitar que esses objetos não criem uma estética sobrecarregada na decoração!

O jeito mais fácil de evitar isso é combinar os elementos em madeira escura com outros elementos mais claros para equilibrar o ambiente e destacar as peças de madeira. Madeiras de carvalho, ipê e cumaru possuem tonalidades escuras perfeitas para uma decoração mais elevada.

4 – COR MADEIRA VERMELHA

A madeira de tom avermelhado é excelente para garantir mais sofisticação e sensação de calor e conforto ao espaço. Experimente compor na decoração com outros elementos em tons mais escuros, você não vai se arrepender! Sua decoração vai ganhar um visual de destaque incrível!

Algumas das espécies que produzem cores de madeira vermelha: angelim, pau-ferro, peroba-rosa e cedrinho.

E COMO ESCOLHER O TOM IDEAL?

Selecione móveis e outros elementos em tons de madeira semelhantes para um visual agradável e contemporâneo. Aqui vale mesclar elementos com acabamentos diferentes (texturas opacas, brilhosas, etc) para dar um toque interessante na mesma paleta de cores.

Também leve em conta o tamanho do ambiente: cores de madeira clara ajudam a ampliar o espaço. Já as cores escuras ajudam a dar mais profundidade ao ambiente. Entretanto, não é recomendado abusar das madeiras escuras em ambientes pequenos.

Combinar diferentes cores de madeira não precisa ter como resultado um ambiente carregado ou desarmônico. Basta apostar em contrastes sutis e combinados com diferentes texturas.

Contamos com peças em dimensões padrão e especial para seu projeto sob medida. Solicite seu orçamento conosco através do nosso WhatsApp, respondemos em breve para conversarmos sobre sua necessidade.