Publicado em 29/10/2021

Por Sammylle Matheus

O uso de madeira em decoração deixa, notoriamente, o ambiente mais aconchegante e charmoso. Não à toa, esse é o material mais procurado na hora de decorar áreas externas. Graças a uma enorme gama de opções, os tipos de madeira para móveis podem ser escolhidos desde sua beleza até sua durabilidade.

Apesar de design e originalidade serem características muito observadas, ao decorar uma área externa resistência é fundamental para os móveis que vão embelezar o ambiente. Diferentemente de materiais como o ferro, que sofre com a ferrugem, e as fibras naturais, que tendem a apodrecer, as madeiras se mantêm firmes e fortes entre as matérias-primas preferidas.

Para áreas externas, apenas as aparências dos móveis não são suficientes na hora da escolha. É preciso se preocupar com a qualidade da peça, afinal seu móvel ficará suscetível às ações climáticas, como: frio, calor e umidade, isso sem falar em pragas e fungos. Neste post, selecionamos alguns tipos de madeira ideais para o móvel de área externa. Vamos lá?

MADEIRA CAMBARU

De brilho moderado e cheiro imperceptível, a madeira cambaru tem aspecto fibroso atenuado e superfície pouco lustrosa. Sua cor é castanho-claro-amarelado.  A durabilidade da madeira cambaru, quando em contato com o solo, é superior a 12 anos, o que faz com que ele seja uma excelente opção para bancadas de espaços gourmet e churrasqueiras.

MADEIRA DE IPÊ

A madeira de ipê possui coloração pardo ou castanho, com reflexos amarelados ou esverdeados. Sua superfície é sem brilho; de cheiro imperceptível. Sua densidade é alta e sua textura fina. Essa madeira confere ao móvel requinte e sofisticação. Ideal para móveis como espreguiçadeiras, por exemplo.

MADEIRA PAU-AMARELO

O pau-amarelo tem brilho moderado e boa resistência a cupins. Amarelo, como o próprio nome diz, seu brilho é moderado e o seu cheiro imperceptível. Sua durabilidade pode ser de até 15 anos e é ideal para móveis de jardim. Por ser um tipo de madeira mais sensível à fungos não é indicado sua instalação próxima à piscinas.

MAÇARANDUBA

A madeira maçaranduba tem a coloração vermelho-claro tornando-se vermelho-escuro com o tempo, mas não fica danificada nem tampouco perde a beleza. Além disso tem brilho e é de cheiro imperceptível tem densidade alta e textura fina. É uma madeira resistente à fungos e cupins. Dela pode ser feito móveis como mesas e cadeiras para varandas.

Agora que ficou mais fácil descobrir quais são os tipos de madeira para móveis mais resistentes, aproveite para conferir outros conteúdos inéditos aqui em nosso site! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp que daremos todo suporte.