Publicado em 23/07/2020

Por All Wood Brasil

Como atualmente já sabemos, a chegada da pandemia impôs às pessoas, além de restrições, alguns cuidados redobrados, principalmente nas práticas de trabalho, para a garantia de uma população mais segura.

Desta forma, visto que para uma grande parcela da sociedade global, a opção pelo home office se tornou uma realidade, o cuidado com o lar passou é ser mais importante do que nunca.

Dito isto, o assunto sobre os hábitos e rotinas residenciais e no local de trabalho, tem trazido à tona debates e deixado no ar novas dúvidas e inquietações sobre como proceder em determinados casos no contexto de uma realidade com o Covid-19.

Para usuários e amantes de piso de madeira já é uma realidade como lidar com este período; mesmo assim, as dúvidas não estão apenas para os clientes e suas casas, mas também para os profissionais que circundam no universo de pisos.

Um artigo publicado por Jon Namba, consultor e diretor editorial da revista Floor Covering Installer (FCI), acendeu a discussão sobre se estarmos de fato tomando as precauções corretas neste período pandêmico.

Com passagem pelo conselho e até a presidência da National Wood Flooring Assocation Certified Professionals (NWFA), Namba garante que para mantermos tanto colegas quanto famílias que irão recebe-los em suas casas em segurança, definir processos, procedimentos e técnicas de mitigação de risco para combater o Novo Coronavírus é primordial, tanto para quem atua para quem reside.

Tanto para as empresas,quanto os profissionais das áreas de pisos em geral como lixadores, instaladores e outros, valem as dicas a seguir para manter boas práticas de trabalho:

Tenha os itens adequados para uma boa higiene

Se possível, forneça estações de lavagem das mãos que incluam toalhas descartáveis ​​e recipientes de lixo sem contato. No caso de não haver água e sabão disponíveis, certifique-se de fornecer desinfetante aos profissionais, 

Pratique o distanciamento social

Esta tarefa pode ser a mais árdua de todas, mas dentro do possível, recomenda-se que você limite o trabalho nas áreas ocupadas às tarefas necessárias. Faça pausas em turnos de 10 pessoas ou menos.

Perguntas de triagem agora fazem parte das práticas de trabalho

Faça (a si mesmo e a seus funcionários) perguntas de triagem antes de ir local de trabalho; designar e treinar pessoas qualificadas para medir a temperatura dos funcionários:

  • Alguém em sua casa esteve em contato próximo de uma pessoa em processo de triagem que já testou positivo ou foi diagnosticado com Covid-19?
  • Por acaso alguém foi solicitado por médicos para ficar em quarentena devido à possível exposição ao Covid-19?
  • Você ou alguém próximo apresentou dificuldades para respirar ou sintomas semelhantes aos da gripe nas últimas 48 horas?

Se por ventura em alguma dessas perguntas a resposta for sim, o funcionário deve deixar o local de trabalho, no caso de ser in loco. No caso do trabalhador estar em home office deverá procurar atendimento médico, principalmente se apresentar uma temperatura acima de 38º.

Não compartilhe ferramentas ou suprimentos de escritório

Esta é outra difícil tarefa, visto que seria quase impossível de ser feito neste tipo de atividade. Desta forma, o desinfetar dos instrumentos de trabalho é um excelente ponto de partida; já para os profissionais que trabalham de casa, como os da área administrativa, manter seus itens de trabalho como uso exclusivo é uma boa opção para manter a família segura.

Crie um cronograma para desinfetar superfícies tocadas com frequência

A recomendação é de que o escritório e locais de trabalho sejam limpos pelo menos duas vezes ao dia. Se você não estiver usando uma empresa de limpeza externa e os funcionários estiverem fazendo a limpeza, certifique-se de equipá-los com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, conforme especificado pelo desinfetante utilizado.

Não use um refrigerador de água comum

Ao invés disso, forneça garrafas de água individuais ou permita que os trabalhadores tragam suas próprias garrafas de água.

Instrua os trabalhadores a trocarem de roupa antes de voltarem para casa

Além de nos mantermos seguros, queremos manter nossas famílias seguras. Como o Covid-19 pode viver de tecidos por cerca de 24 horas, incentive os funcionários a trocares de roupas antes de voltar para casa após o dia de trabalho.

As roupas do canteiro de obras devem ser lavadas em água quente e sabão; os calçados devem ser específicos para o local de trabalho e não usados em casa.

Mesmo com a chegada de novas rotinas e adaptações de uma realidade global, ainda que bastante danoso em todas as esferas, o isolamento trouxe-nos a oportunidade de deixar algumas práticas positivas como herança para depois que a pandemia passar.

Entrar na residência de famílias é um ato de extrema confiança, e hoje envolve cada vez mais saúde e responsabilidade, portanto, estejamos sempre atentos aos cuidados e as boas práticas, para que possamos a cada dia, aprender e crescer como pessoas e profissionais.