Publicado em 18/11/2021

Por Sammylle Matheus

Um dos pontos mais importantes de uma obra é o acabamento. É indispensável que todos os materiais e produtos sejam de qualidade, principalmente na estrutura de um grande empreendimento ou uma casa, por exemplo.

Por isso, prezar pela qualidade do início ao fim contribuirá para uma construção bonita e que não necessitará manutenções durante um bom tempo.

Pensando nisso, queremos falar a respeito do rodapé de madeira. Este item que contribui esteticamente para a decoração e proporciona proteção para a pintura das paredes! Vamos lá?

O QUE É O RODAPÉ DE MADEIRA?

O rodapé de madeira, como você já deve saber, é um acabamento que “conecta” o piso e a parede.

Neste caso, quando ele é usado, não é possível enxergar o final da pintura rente ao piso. Ele “finaliza” esse visual dando um acabamento mais sofisticado para esse encontro entre a parede e o piso.

Ainda é comum encontrarmos comentários de que ele é totalmente desnecessário, além de representar um custo a mais nas etapas finais da obra. Contudo, como vamos apresentar nas vantagens a seguir, o seu uso vai muito além da estética, sendo extremamente útil, contribuindo para a preservação da pintura da parede nas partes inferiores.

BENEFÍCIOS DO RODAPÉ DE MADEIRA:

  • Contribui esteticamente na decoração
  • Protege a pintura das paredes
  • Pode ser elaborado com o mesmo padrão de cores das portas e guarnições
  • Qualidade no acabamento
  • Durabilidade
  • Resistência a umidade
  • Ótimo custo-benefício
  • Protege a base da parede de sujeira e do impacto de objetos
  • Pode ser utilizado para esconder cabos e fiações indesejadas
  • Dependendo do tamanho proporciona sensação de alongamento ao espaço

COMO COMBINAR O RODAPÉ DE MADEIRA

Ao contrário do que muitos imaginam o rodapé de madeira não precisa ser instalado apenas com pisos de madeira. Ao optar pelos dois o ambiente fica mais charmoso, porém, para quem já possui um piso de outro material, mas deseja esse detalhe, ele pode ser instalado também.

A madeira é um elemento neutro que pode ser combinado de diversa maneiras e para quem deseja incorporá-lo aos ambientes, mesmo sem ter um piso desse material, ela pode estar nesse detalhe. No rodapé, nos degraus da escada, no forro, em painéis e outras opções interessantes.

Como pontuamos, é comum o rodapé ser visto como algo desnecessário. Contudo, ele agrega no visual do ambiente e protege a pintura.

Ficou com alguma dúvida sobre os rodapés que fabricamos? Entre em contato conosco! Vamos te ajudar a escolher o rodapé ideal para a sua obra.