Publicado em 06/08/2021
Por Luiz Souza
Como os porto-alegrenses e demais admiradores da nossa querida cidade já sabem, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, com mais de 200 anos, é a igreja mais importante da capital do Rio Grande do Sul; e foi tombada como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.
Além de vivenciar importantes momentos da história do Brasil, e claro, da cidade de Porto Alegre, a igreja está repleta de informações sobre tradições e valores culturais; mas além da programação religiosa e dos aspectos arquitetônicos, o patrimônio também é muitas vezes palco de apresentações de orquestras e corais em razão da excelente acústica.
Sendo assim, o processo de restauração e/ou renovação do patrimônio é extremamente necessário para a melhor conservação do ambiente. E a equipe da All Wood Brasil, teve a honra de revitalizar o presbitério da paróquia, liderada desde 2017 pelo Padre Lucas Matheus Mendes, com o intuito de preservar respeitavelmente ainda mais um fragmento tão complementar do santuário.
Mais de dois séculos de história
A construção da igreja levou 97 anos para ser concluída, sendo assim, isso a transformou em um testemunho da própria evolução cultural da cidade. Construída em estilo barroco, a Paróquia Nossa Senhora das Dores tem duas torres de cerca de 50 metros e uma alta escadaria, formando um conjunto harmonioso.
Iniciada dentro dos padrões usuais do barroco português, a igreja terminou, na fachada e nas torres, com o toque de arquitetura alemã – como Porto Alegre, que experimentou ao longo do tempo a mesma transformação.
Restaurações
Com o passar dos anos, o patrimônio sofreu séria deterioração e obras de restauro foram realizadas em caráter emergencial, sendo elas:
- Em 1980, no telhado e forro;
- Em 1996, na capela-mor;
- Em 1998, na escadaria;
- De 2001 em diante, novas obras para remodelamento do estacionamento e ampliação do salão de festas, utilizando os recursos provenientes da comunidade e das Leis de Incentivo à Cultura em nível estadual e federal;
- Em 2003, começou a recuperação dos bens integrados do interior, tais como altares, forro, pinturas decorativas, coro e outras peças e imagens destinadas a formarem futuramente um museu de arte sacra;
- Em 2007, teve início a recuperação do exterior, tendo sido incluída no Projeto Monumenta, com participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da UNESCO e do Banco Mundial;
- Em 2017, ocorreu a restauração da capela-mor e implantação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A renovação de piso do presbitério
Por conta das ações do tempo, a igreja que foi o primeiro tombamento do IPHAN no Rio Grande do Sul, recebe pela primeira vez uma renovação de piso em seu presbitério.
O projeto de renovação do piso do presbitério da Paróquia Nossa Senhora das Dores é do Studio1 Arquitetura e assinado pelo Mestre Arquiteto e Urbanista Lucas Volpatto, que possibilitou uma obra limpa, sem intervenções invasivas e sem alterações estruturais que pudessem danificar o patrimônio.
Dia 1: Após liberação da área de trabalho pela equipe técnica responsável por adicionar dutagem da elétrica e do sistema de microfones e som, iniciamos o processo de proteção do piso de granitina para que pudesse receber o novo piso em madeira sem danificar o original.
Dia 4: Processo de fixação do contrapiso flutuante (floating floor) protetor e recortes – nos degraus de acesso ao presbitério, na área do presbitério e no supedâneo -, seguindo as normas de boas práticas da All Wood Enterprises, nossa matriz localizada em New Jersey/EUA.
Dia 8: Delimitação e alocação dos mosaicos de madeira em versailles orleans de Garapeira com cola Bona.
Dia 9: Instalação de barrotes laterais e nos degraus em Sucupira-preta.
Dia 21: Após ajustes e lixamento, seguiu-se para a aplicação de vernizes retardante de chamas Bona e acabamento.
Projeto concluído, mobiliário litúrgico reposicionado e presbitério pronto para suas atividades:
E você, já visitou a Paróquia Nossa Senhora das Dores, aqui em Porto Alegre? Caso sua visita tenha sido depois da nossa renovação de piso de madeira do presbitério, esperamos você que tenha gostado do nosso trabalho.