Publicado em 29/09/2021
Por Sammylle Matheus
A madeira é conhecida por agregar conforto aos ambientes e continua a ser um dos elementos mais utilizados na decoração de interiores. Versátil e clássica, a madeira pode escurecer ou iluminar um ambiente, trazendo um clima moderno ou mais rústico, além de apresentar tons e texturas diferentes.
Tanto em projetos comerciais, corporativos ou residenciais, a madeira pode trazer um olhar atento para a combinação ideal. A seguir, as dicas elencadas para trabalhar o mix com esse importante elemento da natureza.
-
1. Utilize tons de madeira semelhantes
- Os tons de madeira variam, mas geralmente, eles se enquadram num dos dois grupos: tons quentes ou frios. Assim, combinar o ambiente com madeiras de tons parecidos evitará que o cômodo pareça desconectado.
Tons de madeira quentes:
Tons de madeira frios:
2. Aposte no contraste
Muitas vezes, ao invés de tentar misturar tons de madeira semelhantes, o melhor a fazer é o oposto: apostar no contraste! O contraste irá adicionar um visual interessante com peças que se complementam. A cozinha acima, por exemplo, contrasta várias cores e texturas de madeira, garantindo um visual luxuoso e elegante!
3. Harmonize através dos detalhes
Se o seu cômodo conta com diversos tons de madeira por todo o lado, pode ser útil criar a ideia de continuidade com acabamentos em tonalidades parecidas. Veja a sala abaixo, na qual a maioria dos acabamentos são matte ou casca de ovo. Isso faz o ambiente parecer unido apesar do alto contraste entre os tons de madeira!
4. Adicione um tapete como elemento-chave
Um tapete pode ser a aposta certa em diferentes situações na hora de combinar tons de madeira. Por exemplo, quando os móveis e o assoalho de madeira têm um tom bastante similar, um tapete em cor contrastante tira o efeito desbotado que os móveis adquirem em contato com um piso de cor parecida.
Na sala abaixo, o piso e os bancos possuem tonalidades bem semelhantes. Mas com o tapete persa azul e vermelho no meio, os dois bancos com pernas em X (lado direito da imagem) ganham destaque no cômodo!
5. Escolha uma peça única
Você pode eleger uma única e grande peça de um tom de madeira diferente dos demais para ser o destaque do ambiente e o centro das atenções na decoração. Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, o piso de madeira é um produto natural: cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos.
Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em usar a madeira na decoração ou construção da casa!
LEIA TAMBÉM:
O acabamento de piso de madeira pode ser revitalizado ou renovado?